sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Caril de Frango
Num tacho coloca-se 1 cebola bem picada, 1 tomate aos cubos, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, 1 colher de sopa de pasta de caril e 1/2 copo de vinho branco. Deixa-se cozer a cebola +-5min. Adiciona-se 1/3 de uma lata de Leite de Coco Light. Deixa-se cozer por +-10min. Retira-se do lume e passa-se tudo com a varinha mágica. De volta ao lume, tempera-se o molho com sal e junta-se as coxas/+peitos de frango e coze por mais 15min (depende do frango). Quando estiver quase cozido, adiciona-se 1/2 pacote de natas de soja e deixa-se apurar o molho. Se necessário junta-se 1 colher de Express Molhos da Maisena para engrossar um pouco. antes de servir picam-se coentros e junta-se ao caril.
Acompanha com arroz integral, cozido só em água durante 35min, com 1 dente de alho esborrachadi e sal. No final tempera-se com um fio de azeite.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Bacalhau à Gomes de Sá (versão claudia)
Cozem-se as postas de bacalhau, as batatas (1 pequena por pessoa) e os ovos (1 por pessoa).
Numa frigideira antiaderente, bem aquecida, junta-se 1 colher de sopa de azeite, 2 dentes de alho picados, o bacalhau às lascas, o ovo e as batatas cortados aos bocados. Adiconam-se algumas (poucas) azeitonas pretas e salsa. Tempera-se com pimenta e vai-se mexendo até o bacalhau e as batatas ficarem alourados como se tivesse ido ao forno. No momento de servir, já no prato, tempera-se com 1 colher de sobremesa de azeite.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
PERNA DE PERU ASSADA
Retira-se a pele à perna de peru e esfrega-se com uma pasta feita com sal e alho (tudo esmagado). Deixa-se repousar enquanto se prepara o resto.
Numa travessa coloca-se cebola e cenoura às rodelas finas e tomate aos cubos. Coloca-se a perna de perú por cima desta "cama" e dispõe-se ao redor gomos de maçã (sem casca). Tempera-se com pimenta moída e rega-se com 1/2 copo de vinho branco. Vai ao forno a assar (220ºC). À medida que o molho for diminuindo rega-se a carne com um caldo de galinha (Vitalie Knorr) que entretanto se dissolveu numa chávena de água quente.
Costoletas de borrego no forno
Deixam-se as costoletas algum tempo numa marinada com vinho branco, louro e alho esborrachado. 5min antes de cozinhar, temperam-se com sal.
Num guardanapo coloca-se um pouco de azeite e passa-se a frigideira anti-aderente. Aquece-se bem, e juntam-se as costoletas, com o lume sempre alto (para selar a carne). Quando estiverem douradas, colocam-se num pirex e vão ao forno (para terminar de cozinhar), só com um pouco de vinho branco (para não secarem). O tempo no forno depende da espessura das costoletas, mas... +- 10min a 220ºC.
Pode-se acompanhar com arroz integral/salada.
Pargo no forno
(ou outro peixe que se tenha em casa)
Numa travessa coloca-se cebola às rodelas finas, alho picado, tomate fresco e um pouco de tomate pelado (aos cubos). Esfrega-se o peixe com sal e coloca-se por cima dos ingredientes anteriores. Se o peixe for inteiro, não esquecer de colocar limão às rodelas na zona da barriga.
Tempera-se com sal, pimenta, colorau e 1/2 copo de vinho branco. Vai ao forno a 180º, durante +-30min (depende do peixe). Quando estiver quase pronto, temperar com 2 colher de sopa de azeite e coentros picados.
Acompanha com salada.
ps - Na fase pós dieta, fica excelente com batata doce assada às rodelas, temperada com azeite e tomilho
Subscrever:
Mensagens (Atom)